|

A pesquisa e os serviços de extensão à comunidade e empresas, também fazem parte das atividades desenvolvidas pelos docentes. Partes destes serviços são executados através da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná- FUPEF, na qual o Departamento possui participação nas atividades de pesquisa e no Comitê Diretor.
Há mais de três décadas, o Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal da Universidade Federal do Paraná, vem realizando pesquisas na área de tecnologia e utilização de produtos florestais, visando o desenvolvimento tecnológico de produtos de madeira e promover a utilização de espécies alternativas de rápido crescimento. Os professores do Departamento vêm contribuindo também na formação de pesquisadores e professores de Instituições de Ensino e pesquisa de todo Brasil e também exterior, ministrando disciplinas e orientado alunos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal em nível de mestrado e Doutorado na área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.
Face á globalização da economia mundial, o setor de indústria de base florestal procura também acompanhar o processo de modernização e competitividade do mercado, através da melhoria da qualidade e produtividade. Para atingir este objetivo, o Departamento mantém uma forte integração com centros de pesquisa e o setor produtivo. Alguns professores participam diretamente de Comitês de Elaboração de Normas Técnicas da ABNT, através do CB 31- Comitê Brasileiro de Madeiras, na Comissão de Estudo de Painéis de Madeira Aglomerada, e na Comissão de Estudos de Madeira. Em parceria com a Associação Brasileira da Industria de Madeira Processada Mecanicamente - ABIMCI mantém uma participação efetiva na Implantação do Programa Nacional de Qualidade de Compensado- PNQC, realizando auditorias junto as Empresas Participantes e na realização de ensaios de qualificação e controle de qualidade dos produtos.
As linhas de pesquisa na Área de Concentração Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais são:
Tecnologias de Exploração, Caracterização e Uso de Madeiras e Produtos de Madeira - relacionada aos estudos e pesquisas em anatomia e identificação da madeira, propriedades físicas e mecânicas da madeira, de espécies florestais nativas e exóticas, correlacionando com sua utilização industrial. Abrange estudos sobre identificação de madeiras comerciais, propriedades químicas e anatômicas da madeira. Trata da caracterização das madeiras para usos múltiplos e envolve também estudos sobre técnicas de colheita de madeira.
Processos de Transformação e Controle Industrial da Madeira e Produtos de Madeira - Está relacionada a tecnologia e processos de fabricação de celulose e papel, qualidade de fibras de diversas espécies florestais. Trata de estudos de quantidade e métodos de extração de óleos essenciais de espécies florestais, da tecnologia, rendimentos e qualidade de fibras na produção de celulose e papel, de ensaios com diversas variáveis como espécie, adesivos, condições de formação da lâmina e painéis de madeira, compensados, de partículas de fibra, de madeira-cimento; propriedades físicas e mecânicas dos painéis. Envolve o estudo da otimização em processamento mecânico, como resultados da variação da velocidade de corte e resultados na superfície cortada. Contempla estudos sobre agentes biodegradadores da madeira e medidas para o seu combate e/ ou controle e estudos de secagem de madeiras visando o melhor rendimento e qualidade em secagem. Trata do aproveitamento de resíduos florestais para transformação em energia, bem como de formas de aproveitamento dos subprodutos da madeira.
Gestão da qualidade e otimização de processos de industrias florestais- Desenvolvimento de pesquisas que visem a otimização de processos industriais através da redução de desperdícios de matéria-prima e de insumos e da gestão de recursos humanos, com o objetivo de aumentar a produtividade e qualidade. Também é avaliada o impacto da certificação da qualidade e suas interações com a certificação ambiental em empresas de base florestal. Trata do impacto da indústria de base florestal no meio ambiente.
|
|