Agronegócios
Agronegócios para Zootecnia
Comercilaização Agrícola
Desenvolvimento e Extensão Rural p/ Curso de Zootecnia
Economia Florestal
Economia Geral
Economia do Meio Ambiente
Economia dos recursos Florestais Não Madeiraveis
Economia Rural
Engenharia Economica
Extensão Rural p/ Curso de Agronomia
Extensão Rural p/ Curso de Engenharia Florestal
Legislação Agrária
Marketing de Produtos Agropecuários
Planejamento E Administração Rural
Política Agrária
Política Florestal
Projetos Agrícolas









Disciplina: AGRONEGÓCIOS
Código: AE – 034
Natureza: Semestral.
Número de Créditos: 03.
Carga Horária Semanal: Teóricas: 03, Total: 03.
Professora Dra. gron Di Addario Guimarães.

Estudo das principais cadeias agroindustriais brasileiras (soja, milho, trigo, café, cana-se-açúcar, boi gordo, suíno, frango) sob o ponto de vista econômico e de toda a logística agroindustrial envolvida para a sua produção (processamento, armazenagem, transporte, informação e suprimento)

Objetivo da Disciplina: Estudar das principais cadeias agroindustriais brasileiras (soja, milho, trigo, café, cana-se-açúcar, boi gordo, suíno, frango) sob o ponto de vista econômico além da análise de toda a logística agroindustrial envolvida para a sua produção (processamento, armazenagem, transporte, informação e suprimento).

MATERIAL DIDÁTICO
Baixar Material Bovinos
Baixar Material Suíno
Baixar Material Leite
Baixar Material Frango
Baixar Material Soja
Baixar Material Sementes
Baixar Milho
Baixar Material Cana
Baixar Material Feijão
Baixar Material Café
Baixar Material Trigo
Baixar Material Defensivos
Baixar Material Fertilizantes

voltar




Disciplina: COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA

Código: AE – 019
Natureza: Semestral
Número de Créditos: 03
Carga Horária : Teórica: 45, Total: 45
Pré-Requisito: ECONOMIA RURAL
Professor: Dr. João Batista Padilha Junior

Demanda e oferta de produtos agrícolas. Introdução à Comercialização. Métodos de Análise da Comercialização. Transporte, Armazenamento de Processamento. Noções de Padronização e Classificação de Produtos Agrícolas. Financiamento da Comercialização. Custos, margens e eficiência da comercialização. Análise de preços agropecuários. Mercados internos de produtos agrícolas. Mercados de insumos agrícolas. O comércio internacional de produtos agrícolas. Estratégias de comercialização. O mercado a termo. Políticas de mercado agrícola. Cooperativismo.
Objetivo da Disciplina: Esta discilina tem por objetivo discutir todas as atividades necessárias ao atendimento das necessidades e desejos dos mercados, planejando a disponibilidade de produção, efetuando a transferência de propriedade dos produtos, provendo meios para a sua distribuição física e facilitando a operação de todo o processo de mercado. Desta forma, analisa-se todas as operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, as operações nas propriedades rurais, o transporte, a armazenagem, a padronização, a classificação, o processamento, o marketing e a propaganda, a distribuição dos produtos agropecuários e os itens produzidos a partir dela. No conjunto, aborda-se os principais métodos de análise da comercialização de produtos agropecuários; os custos, margens e markups de comercialização; a análise de preços agropecuários; as principais estratégias ou alternativas de comercialização existentes; o mercado futuro de produtos agropecuários e algumas políticas de mercados agropecuários.

voltar

APOSTILA DE COMERCIALIZAÇÃOBaixar Material
20/03/06 - Programa SENAR/SEBRAE Baixar Material
 







Disciplina: AGRONEGÓCIOS PARA ZOOTECNIA

Código: AE-034
Validade: 1º e 2º Semestres.
Turma(s): A
Local: Setor de Ciências Agrárias.
Professor Responsável: João Batista Padilha Junior.

Estudo das principais cadeias agroindustriais brasileiras (soja, milho, trigo, café, cana-se-açúcar, boi gordo, suíno, frango) sob o ponto de vista econômico e de toda a logística agroindustrial envolvida para a sua produção (processamento, armazenagem, transporte, informação e suprimento)

Objetivo da Disciplina: Estudar das principais cadeias agroindustriais brasileiras (soja, milho, trigo, café, cana-se-açúcar, boi gordo, suíno, frango) sob o ponto de vista econômico além da análise de toda a logística agroindustrial envolvida para a sua produção (processamento, armazenagem, transporte, informação e suprimento).

voltar

   












Disciplina: Marketing de Produtos Agropecuários

Código: AE – 043
Natureza: Normal - Obrigatória
Especial (Seguindo o calendário agrícola) - Optativa

Número de Créditos: • total 4
Carga Horária Semanal: teórica 4 • prática 0 • estágio -.
Professora Dra. Dr. João Carlos Garzel L. da Silva.

Introdução e Conceitos básicos de Marketing; O ambiente de marketing gronômico; O comportamento do consumidor; Estratégias de produto sob ótica do mercado; Estratégias de preços; Estratégias de distribuição; Estratégias de promoção e propaganda para produtos pecuários; Planejamento de marketing.

Objetivo da Disciplina: Esta disciplina tem por objetivo dar conhecimentos básicos de marketing rural para os alunos do curso de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira, O conteúdo da disciplina permite embasamento para aqueles que quiserem cursar disciplinas avançadas de marketing e fornece o mínimo de conhecimento desejável a um graduando para atuação no mercado de trabalho.

voltar





 








Disciplina: Economia Florestal
Código: AE 402
Natureza: Anual
Número de Créditos: 06
Carga Horária Semanal: – Teóricas: 03 Práticas:- Estágio: - Total 03
Pré-Requisito:Economia Rural
Co-Requisito: Política Florestal, Legislação Rural
Professor: Ricardo Berger

Conceitos Básicos de Economia, Organização de um sistema Econômico, Demanda e Oferta, Teoria da produção, Teoria dos Custos, Teoria de Mercado, Introdução á Economia Florestal, A empresa Florestal, Avaliação Florestal e Contabilidade de custos na empresa Florestal.

voltar





 







Disciplina: ECONOMIA RURAL

Código: AE- 001
Natureza: Semestral- Obrigatória.
Número de Créditos: 03.
Carga Horária : Teóricas: 45, Total: 45.
Professor: Dr. Eugenio Stefanelo

Esta disciplina, ao explorar a estrutura organizacional do agronegócio brasileiro e ao discutir os princípios econômicos a ele aplicados, objetiva demonstrar que a teoria pode tornar a realidade muito mais clara além de simplificar os problemas do mundo real de modo que eles possam ser examinados e explicados. Assim, pretende-se analisar todos os setores envolvidos na produção agropecuária, desde aqueles localizados antes da porteira da propriedade rural, a produção propriamente dita e todos os procedimentos necessários para que a produção chegue ao consumidor final.

Objetivo da Disciplina:Esta disciplina, ao explorar a estrutura organizacional da agricultura e ao discutir os princípios econômicos a ela aplicados, objetiva demonstrar aos estudantes das ciências agrárias que a teoria torna a realidade mais entendível e simplifica os problemas do mundo real de modo que eles possam ser examinados e explicados. Nesta disciplina, discuti-se os conceitos básicos em economia aplicados `a agricultura, a demanda de produtos agropecuários, a oferta de produtos agropecuários, a análise de mercados agropecuários, as principais estruturas no mercado agropecuário, a economia dos mercados agropecuários, a intervenção governamental nos mercados agropecuários, o desafio alimentar com a globalização e noções de macroeconomia.

voltar


   








Disciplina: ENGENHARIA ECONÔMICA

Código: AE 050



voltar





   











Disciplina: ECONOMIA GERAL

Código: AE 032
Professor: Professor Dr. Romano Timofeiczyk Junior






voltar





   









Disciplina: ECONOMIA DOS RECURSOS FLORESTAIS NÃO MADEIRÁVEIS

Código: AE033
Natureza: Semestral
Carga Horária: Teóricas: 45 Práticas: Estágio - Total: 45
Créditos: 3
Co-requisito:Economia Florestal
Professor: Anadalvo Juazeiro dos Santos

Conceitos sobre Produtos Florestais não Madeiráveis – PFNM; Classificação e descrição dos PFNM; Metodologia de valoração; Produção dos produtos florestais não madeiráveis; Mercados dos PFNM; Comercialização dos PFNM;Promoção dos Recursos florestais não madeiráveis; Importância dos produtos florestais não madeiráveis no comércio brasileiro; A cadeia produtiva dos produtos não madeiráveis no ecossistema florestal

Discutir aspectos econômicos que envolvam os Produtos Florestais não Madeiráveis no que diz respeito à : metodologias de valoração, análise de rentabilidade, análise de mercados e da comercialização e análise das principais de cadeias produtivas de PFNM.

voltar

   









Disciplina: ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE

Código: AE 042
Natureza: Semestral
Número de Créditos: 03
Carga Horária Semanal: Teóricas: 03, Práticas: 00, Estágio: 00, Total
Professor: Anadalvo Juazeiro dos Santos

Introdução. Conceitos em economia dos recursos naturais e meio ambiente. Mercado e Informação. Análises em economia de recursos naturais e do meio ambiente.

Objetivo da Disciplina: Favorecer o desenvolvimento de posturas reflexivas que encaminhem o educando a condutas de análise contínua do processo político-social relacionado ao setor ambiental, bem como propiciar uma atitute auto-cognitiva onde os valores e conceitos consensualmente construídos possam fundamentar a proposta pedagógica da disciplina. Especificamente, a disciplina busca:
    a)apresentar os conceitos fundamentais relacionados à economia de recursos naturais e do meio ambiente;
    b) formulação de políticas públicas;
    c) caracterizar os principais componentes relacionados à regulação de mercado e informações;
    d) indicar e analisar os requerimentos e condicionantes para a formulação e implementação de mecanismos adequados para o desenvolvimento sustentável de recursos naturais renováveis.

voltar

   







Disciplina:Desenvolvimento e Extensão Rural p/ Curso de Zootecnia
Código: AE 037
Natureza: Semestral - Obrigatória
Número de Créditos: 03
Carga Semanal: Teórica: 45, Total: 45.
Pré-Requisito: Economia Rural
Professor: Dr. José Chotguis

Fundamentos da Extensão Rural. Mudança social. Desenvolvimento, Modernização e Dualismo. Metodologia da Extensão Rural. Comunicação e Mudança Social. Difusão de Inovações e Desenvolvimento de Comunidades Rurais.

Objetivos :
Este curso pretende fornecer aos alunos uma formação conceitual básica que lhes possibilite a compreensão do processo de desenvolvimento da agricultura e pecuária brasileira e das diferentes estratégias de transformação da realidade. Objetiva-se, também, que ao final do curso os alunos sejam capazes de :
    -compreender e elaborar estratégias de comunicação, de ensino-aprendizagem, de socialização de conhecimentos e de organização, de modo a atuar crítica e criativamente no processo de mudança e melhoramento das condições gerais da sociedade rural brasileira;
    -pensar criativa e estratégicamente a situação onde deve atuar, considerando variáveis locais e globais e equacionando resolvendo problemas emergentes;
    -incorporar as concepções de sustentabilidade e de sistemas no planejamento.

voltar








Disciplina: Extensão Rural p/ Curso de Agronomia

Código: AE- 002
Natureza: Semestral – Obrigatória
Número de Créditos: 03.
Carga Semanal: Teórica: 45, Total: 45.
Pré-Requisito: Economia Rural
Professor: Luciano de Almeida

Fundamentos da Extensão Rural. Mudança social. Desenvolvimento, Modernização e Dualismo. Metodologia da Extensão Rural. Comunicação e Mudança Social. Difusão de Inovações e Desenvolvimento de Comunidades Rurais.

Objetivos : Este curso pretende fornecer aos alunos uma formação conceitual básica que lhes possibilite a compreensão do processo de desenvolvimento da agricultura brasileira e das diferentes estratégias de transformação da realidade. Objetiva-se, também, que ao final do curso os alunos sejam capazes de :
    -compreender e elaborar estratégias de comunicação, de ensino-aprendizagem, de socialização de conhecimentos e de organização, de modo a atuar crítica e criativamente no processo de mudança e melhoramento das condições gerais da sociedade rural brasileira; pensar criativa e estratégicamente a situação onde deve atuar, considerando variáveis locais e globais e equacionando resolvendo problemas emergentes;-incorporar as concepções de sustentabilidade e de sistemas no planejamento de ações de desenvolvimento.

voltar








Disciplina: Introdução ao Estudo das Cadeias Produtivas Florestais

Código: AE 049
Natureza: Semestral
Número de Créditos: 03
Carga Horária Semanal: Teóricas: 03, Práticas: 00, Estágio: 00, Total: 03
Professor Responsável: Vitor Afonso Hoeflich

Introdução: Fundamentos conceituais. Análise do ambiente institucional e organizacional. Mercado e Segmentação. Demandas Tecnológicas. Desempenho em Cadeias Produtivas. Prospecção. Caracterização de sistemas produtivos. Análise de estudos de casos.
Objetivo da Disciplina: Favorecer o desenvolvimento de posturas reflexivas que encaminhem o educando a condutas de análise contínua do processo econômico, político e social relacionado ao agronegócio.
    Especificamente, a disciplina busca:
    a) apresentar os conceitos fundamentais relacionados ao agronegócio;
    b) caracterizar os principais componentes das cadeias produtivas;
    c) indicar os princípios de análise sob a ótica de cadeias produtivas;
    d) indicar e analisar os procedimentos metodológicos de caracterização de cadeias produtivas, sistemas produtivos e sistemas naturais;
    e) analisar os requerimentos e condicionantes para a determinação de desempenho de cadeias produtivas;
    f) apresentar estudos de casos;
    g) indicar metodologia de prospecção;

voltar




 








Disciplina: Extensão Rural p/ Curso de Engenharia Florestal

Código: AE- 002
Natureza: Semestral – Obrigatória
Número de Créditos: 03.
Carga Semanal: Teórica: 45, Total: 45.
Pré-Requisito: Economia Rural
Professor: Ivo Luiz dos Santos

Fundamentos da Extensão Rural. Mudança social. Desenvolvimento, Modernização e Dualismo. Metodologia da Extensão Rural. Comunicação e Mudança Social. Difusão de Inovações e Desenvolvimento de Comunidades Rurais.

voltar








 









Disciplina: Legislação Agrária.

Código: AE 021.
Natureza: Semestral.
Número de Créditos: 03
Carga Horária : Teóricas: 45, Práticas: , Estágio: -, Total: 45.
Professor Dr. Paulo de Tarso de Lara Pires.

O Processo Legislativo no Brasil. O Estatuto da Terra. Tributação Rural. Legislação Creditícia. Colonização. Contratos Agrícolas. Legislação Florestal.

Objetivo da Disciplina: Estudar a legislação agrária, florestal e ambiental vigente e a sua influência sobre a política agrária . Fornecer ao aluno um conhecimento básico da legislação em vigor.



voltar




 







Disciplina: Planejamento e Administração Rural

Código:AE 018
Natureza: Semestral - Obrigatóra
Número de Créditos:03
Carga Horária Semanal:45 Teóricas:45 Total: 45
Pré-Requisito: Economia Rural
Professor: Dr. José Roberto Fernandes Canziani

1. Definição, objetivos e Conceitos básicos em administração Rural; 2. A Unidade de Produção Agrícola; 3. Custos de produção; 4. Medidas de resultados Econômicos; 5. Fatores que afetam os resultados econômicos; 6. gronômi básicas de análise da Empresa Rural; 7. Planejamento Agrícola.

Objetivos da Disciplina: Conhecer, analisar e criticar a unidade de produção agrícola, do ponto de vista da sua estrutura, do seu funcionamento e dos seus resultados econômicos, obtendo possíveis soluções e gronômi-las em propostas de modificação da organização e condução.
Planejar a empresa com vistas a melhoria dos resultados, através da garantia de lucros.

voltar

CUSTO DE PRODUÇÃO DE ATIVIDADES AGROPECUÁRIASBaixar Material
PLANEJAMENTO PARTE 01Baixar Material
01/08/05 - PREÇOS MÉDIOS RECEBIDOS PELOS PRODUTORES Baixar Arquivo
01/08/05- PREÇOS PAGOS PELOS PRODUTORESBaixar arquivo
01/08/05 CUSTO LEITE (CONSELEITE - PR) - Baixar arquivo
01/08/05 - APLICATIVO ATEPEC - Baixar arquivo
29/08/05 - ANÁLISE ECONÔMICA DE PROP. RURAL -Baixar arquivo
19/09/05 - ROTEIRO PARA O TRABALHO - Baixar arquivo
19/09/05 - >EXERCÍCIO PARA O DIA 26/SET/2005 - Baixar arquivo
26/09/05EXERCÍCIO PARA O DIA 10/OUT/2005 Baixar arquivo








Disciplina : Política Agrária

Código: AE 020
Natureza : semestral – Obrigatória
Número de Créditos: 03
Carga Horária Semanal: 45 Teóricas: 45 Total 45
Professor: Joaquim Severino

Estudo do Método Científico; Contexto do Desenvolvimento Agropecuário; Agricultura Mundial e Impasses do Setor; História da Política Agrícola Brasileira;

Objetivo da Disciplina: Desenvolver a capacidade de percepção de problemas de posicionamento de no contexto rural (nacional e internacional) e de formulação de políticas.

voltar













Disciplina: Projetos Agrícolas

Código: AE 027
Natureza: Semestral - Optativa
Número de Créditos: 03
Carga Horária : 45 Teóricas:45 Total: 45
Professora Dra. gron Di Addario Guimarães.


Introdução, gronômico icas do planejamento, Seleção de projetos para investimentos, Elaboração de projetos, Avaliação de projetos, Execução e controle, Projetos específicos.

Objetivo da Disciplina: Compreender os conceitos básicos do planejamento, Entender os princípios da elaboração e avaliação de projetos, Possuir noções sobre mercados financeiros. Conhecer o mecanismo e funcionamento do crédito rural e dos incentivos fiscais. Compreender os conceitos básicos da organização administrativa a nível de propriedade rural e da empresa. Compreender os métodos e critérios de controle e avaliação de resultados.


Apostila de Projetos - Baixar Material
20/03/06 - Exemplo de Projeto em Prop. Rural - Baixar Material

voltar










Disciplina: Política Florestal

Código: AE 404
Natureza: Anual
Número de Créditos: 06
Carga Horária Semanal: 90 hs – Teóricas: 03 ::: Estágio: - Total
Professor: Anadalvo Juazeiro dos Santos

Definição, Objetivos e Origens da Política Florestal. As Florestas Como Base da Política Florestal. Distribuição das Florestas no Brasil. Florestas Como Base de Desenvolvimento Econômico. Principais Políticas Florestais a Nível Regional e Nacional.

voltar