Agronegócios
Agronegócios para Zootecnia
Comercilaização Agrícola
Desenvolvimento e Extensão Rural p/ Curso de Zootecnia
Economia Florestal
Economia Geral
Economia do Meio Ambiente
Economia dos recursos Florestais Não Madeiraveis
Economia Rural
Engenharia Economica
Extensão Rural p/ Curso de Agronomia
Extensão Rural p/ Curso de Engenharia Florestal
Legislação Agrária
Marketing de Produtos Agropecuários
Planejamento E Administração Rural
Política Agrária
Política Florestal
Projetos Agrícolas
Disciplina: AGRONEGÓCIOS
Código: AE – 034
Natureza: Semestral.
Número de Créditos: 03.
Carga Horária Semanal: Teóricas: 03, Total: 03.
Professora Dra. gron Di Addario Guimarães.
Estudo das principais cadeias agroindustriais brasileiras (soja, milho, trigo, café, cana-se-açúcar, boi gordo, suíno, frango) sob o ponto de vista econômico e de toda a logística agroindustrial envolvida para a sua produção (processamento, armazenagem, transporte, informação e suprimento)
Objetivo da Disciplina:
Estudar das principais cadeias agroindustriais brasileiras (soja, milho, trigo, café, cana-se-açúcar, boi gordo, suíno, frango) sob o ponto de vista econômico além da análise de toda a logística agroindustrial envolvida para a sua produção (processamento, armazenagem, transporte, informação e suprimento).
MATERIAL DIDÁTICO
|
Baixar Material Bovinos
Baixar Material Suíno
Baixar Material Leite
Baixar Material Frango
Baixar Material Soja
Baixar Material Sementes
Baixar Milho
|
Baixar Material Cana
Baixar Material Feijão
Baixar Material Café
Baixar Material Trigo
Baixar Material Defensivos
Baixar Material Fertilizantes
|
voltar
Disciplina: COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA
Código: AE – 019
Natureza: Semestral
Número de Créditos: 03
Carga Horária : Teórica: 45, Total: 45
Pré-Requisito: ECONOMIA RURAL
Professor: Dr. João Batista Padilha Junior
Demanda e oferta de produtos agrícolas. Introdução à Comercialização. Métodos de Análise da Comercialização. Transporte, Armazenamento de Processamento. Noções de Padronização e Classificação de Produtos Agrícolas. Financiamento da Comercialização. Custos, margens e eficiência da comercialização. Análise de preços agropecuários. Mercados internos de produtos agrícolas. Mercados de insumos agrícolas. O comércio internacional de produtos agrícolas. Estratégias de comercialização. O mercado a termo. Políticas de mercado agrícola. Cooperativismo.
Objetivo da Disciplina: Esta discilina tem por objetivo discutir todas as atividades necessárias ao atendimento das necessidades e desejos dos mercados, planejando a disponibilidade de produção, efetuando a transferência de propriedade dos produtos, provendo meios para a sua distribuição física e facilitando a operação de todo o processo de mercado. Desta forma, analisa-se todas as operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, as operações nas propriedades rurais, o transporte, a armazenagem, a padronização, a classificação, o processamento, o marketing e a propaganda, a distribuição dos produtos agropecuários e os itens produzidos a partir dela. No conjunto, aborda-se os principais métodos de análise da comercialização de produtos agropecuários; os custos, margens e markups de comercialização; a análise de preços agropecuários; as principais estratégias ou alternativas de comercialização existentes; o mercado futuro de produtos agropecuários e algumas políticas de mercados agropecuários.
voltar
|
APOSTILA DE
COMERCIALIZAÇÃOBaixar
Material
20/03/06 - Programa SENAR/SEBRAE Baixar
Material
|
|
Disciplina: AGRONEGÓCIOS PARA ZOOTECNIA
Código: AE-034
Validade: 1º e 2º Semestres.
Turma(s): A
Local: Setor de Ciências Agrárias.
Professor Responsável: João Batista Padilha Junior.
Estudo das principais cadeias agroindustriais brasileiras (soja, milho, trigo, café, cana-se-açúcar, boi gordo, suíno, frango) sob o ponto de vista econômico e de toda a logística agroindustrial envolvida para a sua produção (processamento, armazenagem, transporte, informação e suprimento)
Objetivo da Disciplina:
Estudar das principais cadeias agroindustriais brasileiras (soja, milho, trigo, café, cana-se-açúcar, boi gordo, suíno, frango) sob o ponto de vista econômico além da análise de toda a logística agroindustrial envolvida para a sua produção (processamento, armazenagem, transporte, informação e suprimento).
voltar
|
|
|
Disciplina: Marketing de Produtos Agropecuários
Código: AE – 043
Natureza: Normal - Obrigatória
Especial (Seguindo o calendário agrícola) - Optativa
Número de Créditos: • total 4
Carga Horária Semanal: teórica 4 • prática 0 • estágio -.
Professora Dra. Dr. João Carlos Garzel L. da Silva.
Introdução e Conceitos básicos de Marketing; O ambiente de marketing gronômico; O comportamento do consumidor; Estratégias de produto sob ótica do mercado; Estratégias de preços; Estratégias de distribuição; Estratégias de promoção e propaganda para produtos pecuários; Planejamento de marketing.
Objetivo da Disciplina: Esta disciplina tem por objetivo dar conhecimentos básicos de marketing rural para os alunos do curso de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira,
O conteúdo da disciplina permite embasamento para aqueles que quiserem cursar disciplinas avançadas de marketing e fornece o mínimo de conhecimento desejável a um graduando para atuação no mercado de trabalho.
voltar
|
|
|
Disciplina: Economia Florestal
Código: AE 402
Natureza: Anual
Número de Créditos: 06
Carga Horária Semanal: – Teóricas: 03 Práticas:- Estágio: - Total 03
Pré-Requisito:Economia Rural
Co-Requisito: Política Florestal, Legislação Rural
Professor: Ricardo Berger
Conceitos Básicos de Economia, Organização de um sistema Econômico, Demanda e Oferta, Teoria da produção, Teoria dos Custos, Teoria de Mercado, Introdução á Economia Florestal, A empresa Florestal, Avaliação Florestal e Contabilidade de custos na empresa Florestal.
voltar
|
|
|
Disciplina: ECONOMIA RURAL
Código: AE- 001
Natureza: Semestral- Obrigatória.
Número de Créditos: 03.
Carga Horária : Teóricas: 45, Total: 45.
Professor: Dr. Eugenio Stefanelo
Esta disciplina, ao explorar a estrutura organizacional do agronegócio brasileiro e ao discutir os princípios econômicos a ele aplicados, objetiva demonstrar que a teoria pode tornar a realidade muito mais clara além de simplificar os problemas do mundo real de modo que eles possam ser examinados e explicados. Assim, pretende-se analisar todos os setores envolvidos na produção agropecuária, desde aqueles localizados antes da porteira da propriedade rural, a produção propriamente dita e todos os procedimentos necessários para que a produção chegue ao consumidor final.
Objetivo da Disciplina:Esta disciplina, ao explorar a estrutura organizacional da agricultura e ao discutir os princípios econômicos a ela aplicados, objetiva demonstrar aos estudantes das ciências agrárias que a teoria torna a realidade mais entendível e simplifica os problemas do mundo real de modo que eles possam ser examinados e explicados. Nesta disciplina, discuti-se os conceitos básicos em economia aplicados `a agricultura, a demanda de produtos agropecuários, a oferta de produtos agropecuários, a análise de mercados agropecuários, as principais estruturas no mercado agropecuário, a economia dos mercados agropecuários, a intervenção governamental nos mercados agropecuários, o desafio alimentar com a globalização e noções de macroeconomia.
voltar
|
|
|
Disciplina: ECONOMIA DOS RECURSOS FLORESTAIS NÃO MADEIRÁVEIS
Código: AE033
Natureza: Semestral
Carga Horária: Teóricas: 45 Práticas: Estágio - Total: 45
Créditos: 3
Co-requisito:Economia Florestal
Professor: Anadalvo Juazeiro dos Santos
Conceitos sobre Produtos Florestais não Madeiráveis – PFNM; Classificação e descrição dos PFNM; Metodologia de valoração;
Produção dos produtos florestais não madeiráveis; Mercados dos PFNM; Comercialização dos PFNM;Promoção dos Recursos florestais não madeiráveis; Importância dos produtos florestais não madeiráveis no comércio brasileiro; A cadeia produtiva dos produtos não madeiráveis no ecossistema florestal
Discutir aspectos econômicos que envolvam os Produtos Florestais não Madeiráveis no que diz respeito à : metodologias de valoração, análise de rentabilidade, análise de mercados e da comercialização e análise das principais de cadeias produtivas de PFNM.
voltar
|
|
|
Disciplina: ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE
Código: AE 042
Natureza: Semestral
Número de Créditos: 03
Carga Horária Semanal: Teóricas: 03, Práticas: 00, Estágio: 00, Total
Professor: Anadalvo Juazeiro dos Santos
Introdução. Conceitos em economia dos recursos naturais e meio ambiente. Mercado e Informação. Análises em economia de recursos naturais e do meio ambiente.
Objetivo da Disciplina: Favorecer o desenvolvimento de posturas reflexivas que encaminhem o educando a condutas de análise contínua do processo político-social relacionado ao setor ambiental, bem como propiciar uma atitute auto-cognitiva onde os valores e conceitos consensualmente construídos possam fundamentar a proposta pedagógica da disciplina. Especificamente, a disciplina busca:
a)apresentar os conceitos fundamentais relacionados à economia de recursos naturais e do meio ambiente;
b) formulação de políticas públicas;
c) caracterizar os principais componentes relacionados à regulação de mercado e informações;
d) indicar e analisar os requerimentos e condicionantes para a formulação e implementação de mecanismos adequados para o desenvolvimento sustentável de recursos naturais renováveis.
voltar
|
|
|
Disciplina:Desenvolvimento e Extensão Rural p/ Curso de Zootecnia
Código: AE 037
Natureza: Semestral - Obrigatória
Número de Créditos: 03
Carga Semanal: Teórica: 45, Total: 45.
Pré-Requisito: Economia Rural
Professor: Dr. José Chotguis
Fundamentos da Extensão Rural. Mudança social. Desenvolvimento, Modernização e Dualismo. Metodologia da Extensão Rural. Comunicação e Mudança Social. Difusão de Inovações e Desenvolvimento de Comunidades Rurais.
Objetivos :
Este curso pretende fornecer aos alunos uma formação conceitual básica que lhes possibilite a compreensão do processo de desenvolvimento da agricultura e pecuária brasileira e das diferentes estratégias de transformação da realidade. Objetiva-se, também, que ao final do curso os alunos sejam capazes de :
-compreender e elaborar estratégias de comunicação, de ensino-aprendizagem, de socialização de conhecimentos e de organização, de modo a atuar crítica e criativamente no processo de mudança e melhoramento das condições gerais da sociedade rural brasileira;
-pensar criativa e estratégicamente a situação onde deve atuar, considerando variáveis locais e globais e equacionando resolvendo problemas emergentes;
-incorporar as concepções de sustentabilidade e de sistemas no planejamento.
voltar
|
Disciplina: Extensão Rural p/ Curso de Agronomia
Código: AE- 002
Natureza: Semestral – Obrigatória
Número de Créditos: 03.
Carga Semanal: Teórica: 45, Total: 45.
Pré-Requisito: Economia Rural
Professor: Luciano de Almeida
Fundamentos da Extensão Rural. Mudança social. Desenvolvimento, Modernização e Dualismo. Metodologia da Extensão Rural. Comunicação e Mudança Social. Difusão de Inovações e Desenvolvimento de Comunidades Rurais.
Objetivos :
Este curso pretende fornecer aos alunos uma formação conceitual básica que lhes possibilite a compreensão do processo de desenvolvimento da agricultura brasileira e das diferentes estratégias de transformação da realidade. Objetiva-se, também, que ao final do curso os alunos sejam capazes de :
-compreender e elaborar estratégias de comunicação, de ensino-aprendizagem, de socialização de conhecimentos e de organização, de modo a atuar crítica e criativamente no processo de mudança e melhoramento das condições gerais da sociedade rural brasileira;
pensar criativa e estratégicamente a situação onde deve atuar, considerando variáveis locais e globais e equacionando resolvendo problemas emergentes;-incorporar as concepções de sustentabilidade e de sistemas no planejamento de ações de desenvolvimento.
voltar
|
|
|
Disciplina: Introdução ao Estudo das Cadeias Produtivas Florestais
Código: AE 049
Natureza: Semestral
Número de Créditos: 03
Carga Horária Semanal: Teóricas: 03, Práticas: 00, Estágio: 00, Total: 03
Professor Responsável: Vitor Afonso Hoeflich
Introdução: Fundamentos conceituais. Análise do ambiente institucional e organizacional. Mercado e Segmentação. Demandas Tecnológicas. Desempenho em Cadeias Produtivas. Prospecção. Caracterização de sistemas produtivos. Análise de estudos de casos.
Objetivo da Disciplina: Favorecer o desenvolvimento de posturas reflexivas que encaminhem o educando a condutas de análise contínua do processo econômico, político e social relacionado ao agronegócio.
Especificamente, a disciplina busca:
a) apresentar os conceitos fundamentais relacionados ao agronegócio;
b) caracterizar os principais componentes das cadeias produtivas;
c) indicar os princípios de análise sob a ótica de cadeias produtivas;
d) indicar e analisar os procedimentos metodológicos de caracterização de cadeias produtivas, sistemas produtivos e sistemas naturais;
e) analisar os requerimentos e condicionantes para a determinação de desempenho de cadeias produtivas;
f) apresentar estudos de casos;
g) indicar metodologia de prospecção;
voltar
|
|
|
Disciplina: Extensão Rural p/ Curso de Engenharia Florestal
Código: AE- 002
Natureza: Semestral – Obrigatória
Número de Créditos: 03.
Carga Semanal: Teórica: 45, Total: 45.
Pré-Requisito: Economia Rural
Professor: Ivo Luiz dos Santos
Fundamentos da Extensão Rural. Mudança social. Desenvolvimento, Modernização e Dualismo. Metodologia da Extensão Rural. Comunicação e Mudança Social. Difusão de Inovações e Desenvolvimento de Comunidades Rurais.
voltar
|
|
|
Disciplina: Legislação Agrária.
Código: AE 021.
Natureza: Semestral.
Número de Créditos: 03
Carga Horária : Teóricas: 45, Práticas: , Estágio: -, Total: 45.
Professor Dr. Paulo de Tarso de Lara Pires.
O Processo Legislativo no Brasil. O Estatuto da Terra. Tributação Rural. Legislação Creditícia. Colonização. Contratos Agrícolas. Legislação Florestal.
Objetivo da Disciplina: Estudar a legislação agrária, florestal e ambiental vigente e a sua influência sobre a política agrária . Fornecer ao aluno um conhecimento básico da legislação em vigor.
voltar
|
|
|
Disciplina : Política Agrária
Código: AE 020
Natureza : semestral – Obrigatória
Número de Créditos: 03
Carga Horária Semanal: 45 Teóricas: 45 Total 45
Professor: Joaquim Severino
Estudo do Método Científico;
Contexto do Desenvolvimento Agropecuário;
Agricultura Mundial e Impasses do Setor;
História da Política Agrícola Brasileira;
Objetivo da Disciplina: Desenvolver a capacidade de percepção de problemas de posicionamento de
no contexto rural (nacional e internacional) e de formulação de políticas.
voltar
|
|
|
Disciplina: Projetos Agrícolas
Código: AE 027
Natureza: Semestral - Optativa
Número de Créditos: 03
Carga Horária : 45 Teóricas:45 Total: 45
Professora Dra. gron Di Addario Guimarães.
Introdução, gronômico icas do planejamento, Seleção de projetos para investimentos, Elaboração de projetos, Avaliação de projetos, Execução e controle, Projetos específicos.
Objetivo da Disciplina: Compreender os conceitos básicos do planejamento, Entender os princípios da elaboração e avaliação de projetos, Possuir noções sobre mercados financeiros. Conhecer o mecanismo e funcionamento do crédito rural e dos incentivos fiscais. Compreender os conceitos básicos da organização administrativa a nível de propriedade rural e da empresa. Compreender os métodos e critérios de controle e avaliação de resultados.
Apostila de Projetos - Baixar Material
20/03/06 - Exemplo de Projeto em Prop. Rural -
Baixar
Material
voltar
|
|
|
Disciplina: Política Florestal
Código: AE 404
Natureza: Anual
Número de Créditos: 06
Carga Horária Semanal: 90 hs – Teóricas: 03 ::: Estágio: - Total
Professor: Anadalvo Juazeiro dos Santos
Definição, Objetivos e Origens da Política Florestal. As Florestas Como Base da Política Florestal. Distribuição das Florestas no Brasil. Florestas Como Base de Desenvolvimento Econômico. Principais Políticas Florestais a Nível Regional e Nacional.
voltar
|
|
|
|